NÚMEROS ESPECIALES

Revista internacional de audición y lenguaje, logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad.

(International Journal of hearing and speech, speech therapy, support for integration and multiculturalism)

Volumen 3, Número 1, Septiembre 2013, ISSN: 2174-6087, Dep. Legal: GR 2770-2011

Volumen Monográfico, I Congresso Internacional de Educação Inclusiva e Fonoaudiologia

Espírito Santo, Vitoria, 27 y 28 de Setembro de 2013, Brasil.

 

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Índice.


1.-FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES E PEDAGOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Dra. Giovanne Silva Berger Tonoli

Secretaria Estadual de Educação

Coautor

Dr. José Maurício Diascânio

Instituto Federal de Educação do Espírito Santo


2.-A EVOLUÇAO DA PENA NO CONTEXTO HISTORICO-SOCIAL: PUNIÇAO OU RESSOCIALIZAÇAO?

Josiane Brunetti Cani Ferrari

Instituto Federal do Espírito Santo

José Maurício Diascânio

Instituto Federal do Espírito Santo


3.-A INCLUSÃO EDUCATIVA DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO MATERIAL DIDÁTICO.

Marcia Brandão Santos Cade

Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil.


4.-ESTAMOS PREPARADOS PARA A INCLUSÃO OU A EXCLUSÃO DOS ALUNOS EM NOSSAS

ESCOLAS PÚBLICAS?

Gláucio dos Santos Costa


5.-JARDIM SENSORIAL: ESTRATÉGIA PARA A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL.

MSc. Marinaldo Francisco Zanotelli

Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Dr. José Maurício Diascânio

Instituto Federal de Educação do Espírito Santo


6.-MAPEANDO PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS: A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO AEE EM FOCO.

Marciane Cosmo

Hiran Pinel


7.-UMA VISÃO SOCIOEDUCATIVA DOS CURSOS TÉCNICOS COMO POLÍTICA DE REINSERÇÃO SOCIAL DO SISTEMA PENITENCIÁRIO.

Josiane Brunetti Cani Ferrari

Instituto Federal do Espírito Santo

Isabel Cristina Gomes Basoni

Instituto Federal do Espírito Santo

Patrícia Vidigal Bendinelli

Instituto Federal do Espírito Santo


8.-EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Contribuição do Projovem Urbano na Perspectiva da Inclusão Escolar da Juventude, no Município

de Ponta de Pedras – Marajó/ Pará.

Elizete Ferreira Morais Barbosa

UAA/PY


9.-INTÉRPRETE EDUCACIONAL: O ELO ENTRE O ALUNO SURDO E O PROFESSOR DE MATEMÁTICA.

Thamires Belo de Jesus

Instituto Federal do Espírito Santo

Edmar Reis Thiengo

Instituto Federal do Espírito Santo

Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento

Instituto Federal do Espírito Santo


10.-INCLUSÃO SOCIAL DE MULHERES NO IFPB: Estudo de caso do “Programa mulheres Mil” no município de Bayeux-PB.

Autor

Maria da Conceição Castro Cordeiro

Instituto Federal de Educação da Paraíba

Coautor

Dr. José Maurício Diascânio

Instituto Federal de Educação do Espírito Santo


11.-A MEDIAÇÃO DO JOGO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM.

Santiago Daniel Hernandez Piloto Ramos

UFES

Sumika Soares de Freitas Hernandez Piloto

IESFAVI-ES


12.-A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM LINGUÍSTICA.

Leila Caravellas da Silva

Doutora pela Universidad San Carlos

Profª de Língua Portuguesa do Ifes – Campus Santa Teresa-ES


13.-PERSPECTIVAS EM MOVIMENTO: A REINVENÇÃO DA DIFERENÇA.

Ana Rita Ferraz

Universidade Estadual de Feira de Santana


14.-O “TRIÁLOGO” DO PROFESSOR BILINGUE: CONSTRUINDO PONTES ENTRE MUNDOS.

Ludmyla Sathler Aguiar do Nascimento

Instituto Federal do Espírito Santo

Thamires Belo de Jesus

Instituto Federal do Espírito Santo

Edmar Reis Thiengo

Instituto Federal do Espírito Santo


15.-INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA LEITURA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENCAO E HIPERATIVIDADE.

Raquel Cristina Martins Formigosa

Universidade Federal do Espirito Santo

Guiomar Albuquerque

Universidade Federal do Espirito Santo


16.-CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN PARA O PROCESSO EDUCATIVO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: ALGUMAS REFLEXÕES.

Edmar Reis Thiengo

Instituto Federal do Espírito Santo

Flávio Lopes dos Santos

Instituto Federal do Espírito Santo

Janivaldo Pacheco Cordeiro

Instituto Federal do Espírito Santo


17.-INCLUSÃO ATRAVÉS DO ESNSINO CRIATIVO – RELATO DO PROJETO MENTALIDADE UNIVERSITÁRIA, UM PASSO, UMA VIDA, UM FUTURO.

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves

Instituto Federal do Espírito Santo-IFES

Steferson Zanoni Roseiro

Universidade Federal do Espírito Santo-UFES


18.-Processo de exclusão chamado de evasão: definindo o perfil do aluno evadido/excluído em uma perspectiva epistemológica

Elizabete Lyra Paganini


19.-ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO-AH/SD: POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES A PARTIR DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL.

Carly Cruz

UFES – ABAHSD/ ES – SEDU


20.-ALFABETIZAÇÃO EM CIÊNCIAS USANDO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM.

Lucas Antônio Xavier

Universidad Autonoma de Asuncion – UAA

Lucinéia de Souza Oliveira

Universidad Autonoma de Asuncion – UAA

Maria Beatriz Fraga Costa

Pós graduada em Educação na ESAB

Octávia Cristina Scherrer Nogueira

Chirlei de Fátima Rodrigues Soyer

Liza Andréa dos Santos Silveira


21.-REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA VOLTADA PARA JOVENS E ADULTOS – DO BRASIL COLÔNIA AO INÍCIO DO MILITARISMO: REALMENTE CONHECEMOS OS SUJEITOS PARA OS QUAIS DESTINAMOS NOSSO FAZER PEDAGÓGICO?

Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Fabiana da Silva Kauark

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Michele Waltz Comaru

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)


22.-ALTERIDADE, VALOR NA CONSTRUÇÃO DOS SABERES.

Elisabete Gonçalves de Vargas

Instituto Federal de Educação do Espírito Santo

Doutora em ciência da educação

Graduada em letras pela Universidade Federal do Espírito Santo – vitoria ES


23.-ANÁLISE DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUÍDOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTA TERESA-ES.

Moisés Queiróz Monteiro

Instituto Federal do Espírito Santo


24.-CLASSE HOSPITALAR: ANÁLISES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Maria Janete de Lima

Universidade Federal de Campina Grande


25.-A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA INCLUSÃO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIAL.

Batista, Gilcélia Gonçalves

Professora graduada em pedagogia e pós e Pós-graduada em Educação Inclusiva e deficiência mental.


26.-AS IMPLICAÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR: RECONHECIMENTO DE DIREITO À EDUCAÇÃO.

Piloto, Sumika Soares de Freitas Hernandez


27.-EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: A REDUÇÃO DA SONOLÊNCIA DURANTE AS AULAS EM ESTUDANTES TRABALHADORES POR UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA E SÓCIOCULTURAL.
José Maurício Diascânio. UNIVERSIDAD DEL NORTE – UNINORTE, PY


28.-A IGREJA CATÓLICA NA FORMAÇÃO SOCIAL DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE SANTA TERESA – ES
Marcus Vinicius Sandoval Paixão
Doutor em Ciências da Educação.
Leila Caravelas da Silva
Doutora em Ciências da Educação.
Luis Carlos Loss Lopes
Mestre em Educação Agrícola.
Polyana Pulcheira Paixão
Médica Veterinária.


29.-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA COGNIÇÃO LINGÜÍSTICA NO IFES – CAMPUS SANTA TERESA.
(Meaningful Learning the Language Cognition in Ifes – Campus Santa Teresa)
Leila Caravelas da Silva
Doutora em Ciências da Educação.
Marcus Vinicius Sandoval Paixão
Doutor em Ciências da Educação.
Gabriela Caravellas G. Barth
Graduanda em Administração em Gestão de R. H.


30.-PROJETO PARADESPORTO IFES/PMV: UM ESTUDO DE CASO
Luiz Cláudio Locatelli Ventura
Prefeitura Municipal de Vitória – PMV
Luis Antonio da Silva
Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes
Moacyr Cerqueira Calado
Claudenir Jacinto de Melo


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Revista internacional de audición y lenguaje, logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad.

(International Journal of hearing and speech, speech therapy, support for integration and multiculturalism)

Volumen 2, Número 2

Número especial, libro actas I Jornadas Internacionales de Educación Inclusiva: pedagogía terapéutica y logopedia, Linares 17 y 18 de noviembre, 2012

Noviembre 2012, ISSN: 2174-6087, Dep. Legal: GR 2770-2011


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